Deputados federais e os senadores Lasier Martins (Podemos ) e Luis Carlos Heinze (Progressistas) se juntaram à comitiva gaúcha, liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT), que, desde esta terça-feira, percorre ministérios do governo federal em busca de ajuda para amenizar a estiagem que atinge o Estado e causa grandes prejuízos a pequenos produtores.
A caravana, entretanto, não obteve garantias concretas quanto a parte das reivindicações. No Ministério da Agricultura (foto), o grupo foi recebido pelo secretário executivo da pasta, Marcos Montes, que se mostrou sensível à situação enfrentada pelo Estado, contudo, afirmou que seriam necessários cerca de R$ 4 bilhões para amenizar os prejuízos e que o governo federal não disponibiliza desses recursos de imediato. Ele teria informado à comitiva que o ministério estuda fazer um remanejamento no orçamento, mas que isso ocorreria a médio e longo prazos.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Joaquim Moura (Assembleia Legislativa)/
Deputados e senadores estiveram no Ministério da Agricultura para cobrar recursos aos produtores rurais amenizarem os prejuízos com a seca prolongada
Já na audiência com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, as notícias foram mais animadoras. Ele prometeu a destinação de cestas básicas aos produtores rurais atingidos, locação de caminhões-pipas às localidades em situação de emergência e ainda recursos para a compra de combustíveis, durante 90 dias.
- Fomos bem recebidos, houve boa vontade em dialogar, mas ficou nítido que o governo não se organizou ainda para enfrentar a situação com medidas concretas. Falta coordenação e disposição política. Os ministérios não sabem de onde tirar os recursos necessários - afirmou Valdeci.